As Três Categorias de Seres Humanos

CategoriasSeja uma pessoa interdependente

Steph Cowey afirma, em seu Livro: Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, existem três categorias de seres humanos: os dependentes, os independentes e os interdependentes.

  • Dependentes: são aqueles que vivem sempre dependentes dos outros, aprenderam quando crianças a chorar para ganhar alguma coisa, como o resultado foi satisfatório os pais atendia o choro e realizavam o desejo do bebê, aprenderam que chorar tem premiação, repete na fase adulta essa mesma estratégia. Para ganhar o que desejam se faz de vitima, lamentam a vida, vivem reclamando, fingindo, xingando para chamar a atenção das pessoas e assim ganhar ou conseguir o ele almeja.
  • Independentes: a segunda categoria os dependentes são aqueles que já saíram dessa situação primária, onde se encontra os dependentes. Vivem por conta própria, conquistaram respeitos e seus próprios espaços e não dependem de ninguém para se manterem financeiramente, conjugalmente e socialmente.
  • Interdependentes: a terceira e ultima categoria estão os interdependentes, estes estão no topo da categoria. Passaram pela dependência e pela independência hoje transcenderam as outras categorias, eles são independentes não dependem de ninguém, porém são solidários com os outros, ajudam os outros a saírem das categorias anteriores e vivem em harmonia com a vida.

Assim mesmo encontramos na vida pessoas altamente dependentes, não faz nada que não seja consultando o outro, pessoas que vivem na dependência dos pais não se esforçam em nada, vivem no estágio infantil por toda a vida. São pessoas limitadas que não adquiriram responsabilidade, em alguns casos, quando se casam deixa toda a responsabilidade com o cônjuge, não toma partido em coisa alguma, consequentemente não serão bons pais.

Os dependentes constrói uma vida com responsabilidade, não precisa de ninguém para tomar decisões, são capazes de manter sua vida financeira e conjugal com tranquilidade e responsabilidade. Desenvolve a autoestima, trabalha na construção de uma vida sólida junto com o cônjuge e filhos.

Como também, encontramos pessoas que transcenderam essas duas categorias anteriores, são pessoas altamente comprometidas com a vida, sabem viver com autoresponsabildade para com si mesmo e com os outros, são solidários, fraternos, respeita a todos e contribuem para o melhor desenvolvimento da sociedade. São altruístas, não pensa apenas em si mesmo, para eles o que interessa é o bem como para todos.

Essas categorias são comuns a todos nós, porém o que acontece é que a maioria das pessoas inicia a primeira categoria e permanecem por toda vida, não evolui, vivem a vida toda com bebê reclamam de todo, mas não fazem nada para mudar a situação. Uns poucos avançam para a segunda categoria, onde encontram mais responsabilidade, pois deixam a situação de dependentes para serem donos das suas vidas. Por fim, pouquíssimos transcendem as duas categorias e fazem as grandes mudanças na sociedade.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o texto em PDF [clique aqui]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *