A Tolerância

Termo que define a nossa aceitação, em uma situação contrária as regras comuns. Devemos ter a tolerância, para aceitar as atitudes contrarias as nossas.

O outro como ser pensante, pode e deve ter pensamentos divergentes dos nossos. Isso não impede de se manifestar, e ser respeitado dentro da sociedade.

Liberdade para se expressar na sua sexualidade, crenças e cultura. Sem precisar renunciar as suas opiniões e convicções, e sendo aceito e respeitado por todos.

Entender e escutar o outro. Ser tolerante com as suas opiniões. Deixar o outro ser verdadeiro e autêntico, no seu modo de se expressar com naturalidade.

Repensar que às vezes aquilo que não toleramos no outro é exatamente o que não aceitamos em nós mesmo. É de suma importância ter isso em mente.

Aceitar que a minha verdade não é soberana, e muito menos a única. Existe a verdade do outro. Ou o ponto de vista diferente, em determinados assuntos.

Numa situação de divergência de opinião, procure se colocar no lugar do outro, e tentar compreender a visão dele. Caso contrário, entrará em uma inútil discussão.

Cabe respeitamos a todos, como uma fraternidade, em que cada um pode e deve ter suas próprias opiniões. Viver pressupõe uma desarmonia, dentro da harmonia.

Indispor com as pessoas tentando convencer sobre as nossas opiniões, é algo deselegante e profundamente desagradável, pois, deixamos de praticar a tolerância.

Assim, podemos conviver em harmonia com os demais. Não aceitar as opiniões dos outros, não significa concordar com ela. Apenas entender que existe, uma visão diferente da nossa realidade. A isso, devemos aplicar o princípio da tolerância.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o Texto em PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *