A Sustentabilidade

Sem os recursos naturais, não existe vida, eles não são infinitos, como muitos pensam. Na sustentabilidade, os seres humanos podem sobreviver, fora dela não.

Usar a natureza de forma consciente é de suma, importância para o desenvolvimento sustentável no planeta. Isso é o respeito pela vida, em todas as suas dimensões.

Somos responsáveis pela vida no planeta. Como indivíduos racionais é nosso dever cuidar da vida, e muitos já percebem a importância da preservação da natureza.

Termo ligado ao desenvolvimento sustentável, na década de 1980. Quando iniciou as discussões sobre, uma política socioeconômica a preservação do meio ambiente.

Emplacando ações que garantam benefícios ao meio ambiente em médio e longo prazo. Envolvendo todos no processo de construção de um mundo sustentável.

No ano de 2015 a ONU na agenda 1, com  dezessete objetivos sobre o desenvolvimento sustentável, devendo ser implantados pelos países até 2030.

Tempos melhores surgiram, para o planeta e todos os seus habitantes, com o objetivo 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

A fome que assola a todos é inserida no objetivo 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Benefícios para todos, através do objetivo 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades.

Inúmeras conferências ambientais, com vários países chegaram a um consenso, de um desenvolvimento econômico sustentável, garantido um bem comum para todos.

Libertar o planeta da tirania, do sistema capitalista destruidor era um grande desafio, para todos. Um mundo justo e ecologicamente saudável, para vivermos em paz.

Indicando um equilíbrio entre o individual, o social, o econômico e o político. Garante o objetivo 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Desenvolver uma educação de qualidade para todos, com a proposta de transformar o mundo, num ambiente saudável e que garanta a aprendizagem ao longo da vida.

Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.

Depois, implantar a sustentabilidade nas esferas: privada e pública. Um cidadão que atua com responsabilidade e comprometimento, e um público que garanta uma vida saudável e sustentável para todos.

Exercer a sustentabilidade, segundo o Relatório de Brundtland é “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o Texto em PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *