A Reciprocidade

Responder na mesma proporção, de uma ação positiva, com outra positiva, ou uma negativa, com outra negativa. A isso, chama-se de reciprocidade.

É dessa maneira que surgiu a fala popular “gentileza gera gentileza”. Esse é o motivo que as pessoas são levadas a fazerem o melhor de si mesmas, no dar e receber.

Claro que devemos sempre, retribuir o que é de melhor e evitar devolver o que recebemos de ruim. Agindo sim, seremos iguais aquele que deu algo de negativo.

Importante lembrar, que quando praticamos uma boa ação e não formos retribuídos. Não devemos ficar tristes. A nossa ação não foi anulada. O universo retribuirá de outra maneira.

Pois, toda energia canalizada para o bem e o amor é respondida. Partindo desse princípio, não se deve praticar a devolução de uma ação negativa.

Receber uma ajuda quando se está precisando, é um gesto de amor daquele que ofertou. A nossa intenção é retribuir, mas, às vezes é outra pessoa que recebe.

Observar a necessidade do outro é de fundamental importância, e estar pronto para servir é o ideal. Pois, entender que a lei natural fará o mesmo, conosco também.

Colocar sempre o amor presente em nossa vida, para entender esse processo dinâmico de troca. Não é aquele que se ajuda que vai nos retribuir, às vezes é outro.

Interessante perceber que esse processo acontece constantemente ao longo da vida. Coisas boas acontecem em nossa jornada de paz e amor, que passamos a construir.   

Desprovido de expectativas, ajudar a todos sem olhar a quem. Isso deve ser a base, para uma vida com harmonia, equidade, comprometimento e muito respeito a todos.

Ao mesmo tempo, perceber e respeitar aquele que nos ajudou, e retribuir a ajuda espontaneamente, sem alarde ou propaganda, sempre nos engrandece.

Desta forma, compreendemos a importância da reciprocidade em nossa vida. Pois, ela contribui para a formação de mundo melhor, solidário, justo e fraterno.

Esse é nosso papel, na sociedade onde estamos inseridos, retribuir a bondade recebida, e evitar devolver qualquer forma de grosseria, maldade ou indelicadeza, a qualquer pessoa. Essa é a nossa visão de reciprocidade.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o Texto em PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *