Livro – Não leve a vida tão a sério

A vida não precisa ser tão complicada quanto insistimos em torná-la. A simples decisão de não se agarrar aos problemas pode melhorar – e muito – nossas vidas. É isso o que Hugh Prather nos mostra, com humor e clareza, em seu livro – Não leve a vida tão a sério.

Ele escreve sobre as dificuldades do dia a dia e nos dá ferramentas para contorná-las, mudando o que há de mais importante na vida: nossa atitude mental e a forma de reagir aos inevitáveis contratempos.

Seus ensinamentos são baseados em histórias reais que nos deixam com a sensação de já ter passado por aquela situação ou testemunhado algo parecido. Você aprenderá soluções práticas para dar um basta às preocupações e ao medo, e para se libertar de tudo aquilo que impede sua felicidade.

Ele escreve no capitulo Um: Na natureza humana, todos buscamos a simplicidade e a verdade. Mas as mensagens que recebemos nos impelem à guerra: “Fique ressentido com o passado”, “Seja ansioso em relação ao futuro”, “Tenha apetite pelo que você não vê”, “Sinta insatisfação com o que vê”, “Sinta culpa”, “Seja correto”, “Esquente a cabeça”.

No mundo animal, não há necessidade de conquistar mais do que se tem. A simplicidade da chuva, a luz de uma estrela, a leveza de um pássaro, a persistência de uma formiga – tudo isso simplesmente é.  

Tudo isso é uma questão de ponto de vista. Afinal, cuecas espalhadas pelo chão podem acabar com um casamento… mas, aos olhos dos cachorros, lãs não seriam motivo para briga, e sim para brincadeiras. A maioria dos animais desfruta enorme liberdade e pureza, características que, acredito, nós também podemos experimentar. Basta relaxar e, aos poucos, reaprender a desfrutar a integridade, a felicidade e a simplicidade perdidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *