Viva como as Flores

FloresSe Preocupe com os seus Defeitos

Eis que certa vez uma jovem chega para o seu mestre com a seguinte indagação:

─ Mestre, como faço para não me aborrecer? 

─ Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.  Algumas são indiferentes.  Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.

─ Pois viva como as flores, advertiu o mestre.

─ Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.

─ Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas.

─ Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.

─ É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. 

─ Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. 

─ Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.

Viva com foco em você, não nos outros. Procure melhorar a si mesmo, corrigir seus erros, isso sim deve ser sua preocupação, não faz sentido se incomodar com os erros alheios, você não tem nada a ver com as atitudes das pessoas.

Quem vive observando os erros alheios esquecem os seus, estamos aqui como aprendiz na grande escola chamada “Terra”, a nossa tarefa é o aprendizado, para uma melhora individual e coletiva da humanidade.

Cabe a cada um, como aprendiz: o aprender individual, respeitando o aprendizado de cada um, podemos auxilia-los nesta jornada, mas não temos o direito de exigir aquilo que o outro ainda não adquiriu, e muito menos ficar aborrecido pelos seus comportamentos, a nosso ver inadequado.

Viver como as flores é extrair o melhor da situação que está sendo vivenciada, e de cada um individualmente, sabendo que tudo contribui para um aprendizado maior.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o Texto em PDF, [clique aqui]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.