Homem, mulher, animal, vegetal, mundo, universo… Tudo está interligado, formando um inteiro, nada existe isoladamente ou separado. A isso, chamamos de holismo.
O holismo vem do grego holos: inteiro, completo, o todo. Ele propõe uma ampla visão de mundo, onde nada existe separadamente, tudo está conectado.
Lidando com a saúde, o holismo apresenta uma, abordagem global do Ser. Acredita que, a doença deve ser vista, na sua totalidade, não fragmentada.
Isso leva a entender que os especialistas que cuidam da saúde, são pessoas que sabem quase tudo sobre quase nada, na gerência do corpo/espírito do ser.
Sendo divergente da visão sistêmica, que observa tudo através da razão e da lógica. A visão holística entende que tudo é visto, pela intuição e a integração com o todo.
Muitos estudiosos contribuíram com o holismo, um deles foi o educador e psicólogo francês Pierre Weil, que apresenta o mundo e os seres humanos na sua totalidade.
O holismo se opõe ao paradigma cartesiano-newtoniano, de um mundo fragmentado. Apresenta uma nova visão de vida, com maior responsabilidade e compromisso, na construção de um mundo, ecologicamente saudável para todos.
Um forte e grande abraço
Damião Maximino