A Responsabilidade

Referindo ao conceito de responsabilidade é o dever de assumir as consequências pelas nossas atitudes ou mesmo com o comportamento de outras pessoas.

Existe em cada um de nós, e devemos ser responsáveis, por tudo o que fazemos. Isso não se resume apenas aos seres adultos, desde cedo as crianças devem ser incluídas.

Seja nos seus deveres escolares como, também, assumir a responsabilidade nos pequenos afazeres domésticos, sempre considerando a sua idade. 

Precisamos estar atento, para usar a nossa liberdade, em um espaço que atenda a característica de um ser responsável e ético na atual sociedade.

O grau de responsabilidade de cada um está relacionado, ao cargo que, a pessoa ocupa na sociedade. Quer seja na vida pública ou privada.

Ninguém esta isento, todos estamos comprometidos. Por exemplo: os líderes políticos devem cuidar da vida das pessoas, fazendo uma boa gestão, que atenda a todos.

Seja na administração pública, evitar a corrupção e entender que o dinheiro do contribuinte é arrecadado para o bem comum, não para benefícios próprios.

A outras situações que exige muitas responsabilidades, como: cuidar do ecossistema, respeitar todas as formas de vida no planeta e ter empatia com os outros.

Bem falou Freud “A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois, liberdade envolve responsabilidade, e elas têm medo de responsabilidade”.

Impor limite é impedir o exercício da liberdade, não é isso que Freud defende. O que ele diz, é que muitos não querem. Pois, querem ficar ausente da responsabilidade.

Liberte-se, não se acovarde. Exerça sua condição de ser pensante, e comprometido com o quê está acontecendo, não cabe agora exercer a omissão.

Inclusive, não somos responsáveis apenas por nós, mas por tudo que acontece aos demais, quando exercemos nosso poder de votar em um determinado candidato. 

Delegamos a ele o poder de gerenciar determinada localidade, e a responsabilidade social, das decisões e ações desse candidato, recai sobre nós.

Agora, seja coerente e, responsável consigo mesmo, pois, temos um papel enorme e importante, na construção de um mundo melhor, justo e igual para todos.

Diante o exposto fica claro que não podemos ser excluídos, do nosso grau de responsabilidade, perante nós e os outros. É nossa obrigação cuidar de todos.

Essa característica é o que nos afirma como seres humanos, conscientes da liberdade de agir e interferir ou não, com plena responsabilidade.

Um forte e grande abraço

Baixe o texto em PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *