A Equidade

É preciso entender a diferença entre igualdade e equidade. O conceito de igualdade é que, trata todas as pessoas como iguais, independente de como sejam diferentes. Isso é um grande erro de percepção e de sensibilidade.

Quanto, a equidade. Ela faz uma adaptação à regra existente para torná-la justa. Ninguém é igual, todos somos diferentes, não se pode determinar que todos vivam de forma igual no mesmo mundo.

Uma delas é mais justa que a outra. A equidade defende que todos vivam com dignidade e respeito dentro da sua condição física, moral, psicológica, social, como também, com justas oportunidades.

Isso incomoda muitas pessoas, que não ver dessa forma. Na verdade, em princípios somos todos biologicamente iguais, mas, na prática, somos diferentes e os diferentes devem ser tratados de forma diferente.

Desta forma, todos necessitam viver com dignidade. O importante é garantir que as pessoas, vivam com respeito, fraternidade e ética. Que seja útil e vista como um cidadão, dentro da sociedade onde se encontra inserida.

A condição de viver bem e trabalhando em um ambiente conforme a sua capacidade física e mental, irá garantir uma dignidade a essas pessoas que, trabalham em um espaço diferente das demais, sem as constrangi, isso é a equidade.

Destruindo esse tabu criado por uma sociedade que se diz democrática, onde só existe espaço para as pessoas ditas “normais”, o que fazer com os diferentes?  Pois, são seres humanos, nossos irmãos, e têm as mesmas necessidades.

Equidade é a resposta para essa questão. Vivendo em um mundo justo, onde todos terão direitos a oportunidades iguais e justas, que garanta a vida e sobrevivência das pessoas, dentro de uma sociedade justa.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Clique aqui e baixe o texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *