Viva no Mundo, mas não seja do Mundo

Mundo

O atual estado do mundo e o atual estado de você mesmo

Vendo tudo isto, guerras, tirania, opressão, injustiça social, fome no oriente, em contraste com extremas riquezas, vendo tudo isto, não só intelectualmente, mas realmente, observando em você mesmo, em sua vida diária, você deve inevitavelmente ver que deve haver uma revolução radical na própria atividade de nossa existência cotidiana. E para provocar tal mudança deve haver autoconhecimento – conhecer a si mesmo como você é, as causas de suas ações, por que você é agressivo, bruto, invejoso, cheio de ódio, o que se expressa no mundo exterior. Espero que isto esteja claro, não só logicamente, verbalmente, racionalmente, mas também porque você sente isto. Se você não sente agudamente, intensamente, o atual estado do mundo, o atual estado de sua própria vida, então não há fuga para ideologias e teorias. – Krishnamurti

Se olharmos com pessimismos acreditamos que não houve melhora para o mundo, Krishamurti pronunciou na década de 60 esse texto. Porém, não é verdade houve sim muita melhora e evolução no mundo. Mesmo assim, para alguns o mundo está piorando.

É certo que hoje estamos passando por situações similares aquelas apresentada no texto. O mundo está em constante crise: politica, financeira, miséria, guerras, corrupção entre outras. Nós estamos passando por um período de provas e expiações.

Cabe a cada um entender esse processo e aprender com ele, para poder avaliar a sua posição no estado atual dos acontecimentos e como proceder para melhorar as suas condições ética e moral diante ao mundo.

Estamos passando por uma fase de separação entre o joio e o trigo. Quem verdadeiramente é trigo ou não. É um período de muita responsabilidade para cada um, se posicionar na sua verdadeira evolução. Aproveitemos essa oportunidade de crescimento espiritual, para si mesmo e para a humanidade.

Fazer o errado é muito fácil, porém, não deve ser feito. Muitos estão fazendo o errado, é mais cômodo. Dizem: todos fazem porque eu vou fazer diferente? Por que vou ser honesto? Todo mundo está fazendo o errado?  Por que vou ser diferente? A resposta é você que a têm. Mas, fazer o certo sempre foi muito mais barato.

Não seja igual a todos que caminham pelo mesmo caminho, onde todos estão seguindo. Observe o caminho e mesmo sozinho, vá pelo caminho certo.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o texto em PDF clique [aqui]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *