O Preconceito é pura Ignorância

preconceitoEvite o Preconceito

preconceito3Mais será que entendemos realmente o que é preconceito. O significado de preconceito: prefixo – pré – afirmar algo que vem antes, ou seja, definir algo antes de conhecer. E conceito o que significa: é a compreensão que alguém tem de uma palavra, noção, concepção, ideia.

No caso o preconceito é algo que vem antes no conceito do nome, determinamos o que não entendemos ou não existe ainda o conceito, e que foge do comumente estabelecido, como algo ruim, passamos a rotular, discriminar e ver no pejorativo. Como podemos falar mal de algo que não conhecemos.

Então, preconceito é a falta de informação sobre determinado fato ou coisa. É importante fazer uma reflexão sobre como elaboramos força ou fraqueza a determinado assunto e a nossa visão a respeito desse assunto ou algo. Muitas pessoas têm emitido parecer errôneo sobre determinados assuntos, valores, regras e atitudes de pessoas que tem comportamentos diferentes do nosso.

É preciso ver os outros com a ótica dele não a nossa, pois muitas vezes temos comportamentos, crenças, valores e atitudes diferentes do outro. Faz-se necessário se colocar no lugar do outro e procurar entender aquilo que no momento no entendemos.

Cada ser é um universo em miniatura, o universo dele pode ser diferente do seu. É necessária uma ampla discussão para saber e entender, o que venha a ser o conceito estabelecido pelo outro. É importante fazer uma análise sobre a outra cultura, a raça e o gênero. Entender e compreender o outro, não emitir um parecer denegrindo o agir e ser do outro.

preconceito2Todos aqueles que têm um padrão que foge do que tomou como conversão é um ser a margem, as pessoas devem observar e respeitar, é muito perigoso antecipar um julgamento é algo que não deveria por hipótese alguma acontecer e ter sustentação na sociedade atual, não deve existir, não temos condições nem autoridade para julgar algo que não conhecemos em profundidade.

O preconceito é exatamente isso um julgamento antecipado de pessoa, raça, sociedade, cultura… Precisamos amadurecer nossa concepção da vida, a nossa concepção de humanidade. Se o outro agir de uma forma diferente, que ainda não compreendemos mesmo assim é preciso respeitá-lo. Respeitar a atitude e o comportamento do outro. É claro que o outro também deve ter um comportamento digno para conosco.

Devemos ter um comportamento com mão dupla, eu respeito e procuro entende-lo e ele mim respeita e procura entender, dentro de um relacionamento de convivência social e amigável. É muito importante conhecer o processo de crescimento coletivo da humanidade, onde estamos inseridos e passar a ter uma visão holística da situação, ver numa dimensão maior, sair do rotulo do quadrado que nos foi projetado, vendo apenas aqueles se enquadram no quadrado, os que não se encaixam são discriminados.

preconceito1Não é as pessoas que devem mudar, o quadrado é que deve mudar. Existem outros horizontes para ver o outro. Desta forma estaremos sendo seres humanos. Então, é muito importante fazer essa reflexão acerca desse assunto e não deixar esgotar sem ao menos entender as circunstancia que envolve essa questão. Observar como as pessoas estão vivendo e não julgá-las. Pois qualquer sentimento que extrapole isso é pura violência.

Este tema deve esta no centro da discussão, não podemos admitir um padrão preestabelecido, onde o que esta dentro deste padrão é o correto, fora dele é errado, não. Isso é ignorância, é falta de humanidade, é falta de respeito aos diferentes. Somos todos seres humano não importa a cor, a raça, o credo, o gênero ou qualquer coisa dessa natureza. O que importa é unicamente o amor pelas pessoas. Precisamos respeitar o outro e viver em paz.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o Artigo em PDF [clique aqui]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *