Educação, Instrução ou as duas

instrucaoEducar a Instrução para melhor fazer

instrucao2Educação não é a igual à instrução. Ambas seguem caminhos paralelo, porém com resultados diferentes, uma educa através da teoria e da prática construindo hábitos saudáveis nas pessoas. A outra instrui na prática preparando o sujeito para exercer uma arte.

A educação desenvolve o caráter e a personalidade. A instrução ativa o intelecto e desenvolve a capacidade de saber fazer algo com mais perfeição e aprimoramento.

Podemos dizer que encontramos pessoas muito educadas e sem instrução. Pessoas instruídas mais sem educação.  E pessoas com ambas, tanto educadas como instruídas.

  • As pessoas com educação, porém desprovidas de formação acadêmica, sem nenhum nível de instrução, mas brilhantes em gentileza e no trato com as outras pessoas, são educadas na informalidade.
  • As pessoas com instrução sem educação são pessoas que apresentam em seu perfil apenas a instrução adquirida pela formação acadêmica, chegando a alguns casos ter um doutorado em determinada área, mas unicamente com instrução, não respeita o ser humano e são altamente arrogantes quanto ao seu saber.
  • As pessoas com a soma das duas áreas, tanto na educação como na instrução, desenvolveu-se na instrução acadêmica, porém paralelo desenvolve também a educação. São pessoas que onde passam irradiam uma energia positiva que conquistam as pessoas, pela sua cordialidade, humildade e saber.

Uma pessoa que detém a educação somada à instrução ela não irá cometer o erro de fabricar algo nocivo para a sociedade, é uma pessoa comedida que avalia a situação se isso for bom de fato para todos vale apenas investir, caso contrário, não. Tudo que faz, usa a instrução aliada ao seu caráter e personalidade, pensa: “posso fazer isso, mas não devo fazer” são pessoas que tem certeza do que fazer e do como fazer, sempre verifica as consequências das suas ações, segundo Chico Xavier: “Quem sabe pode muito, quem ama pode mais”.

instrucao1No entanto, as pessoas instruídas sem nenhuma sensibilidade com as outras pessoas, são pessoas somente instruídas, sem a educação. A instrução nas mãos das pessoas dessa natureza é muito perigosa, pois a instrução desprovida da educação pode desenvolver situações que venha a comprometer a vida em sociedade, esse tipo de pessoas simplesmente detém o saber formal em determinado segmento, e pode fazer ou criar determinadas situações comprometedoras para as pessoas, sem pensar nas consequências dos seus atos, ela poderá, por exemplo, construir algo prejudicial para a sociedade.

No mundo atual estamos vivendo com pessoas muito instruídas, hoje existe uma grande facilidade de adquirir informações na internet e ter acesso a todo tipo assunto. Esse contingente que retira essas informações, alguns sem desenvolver a educação em si mesmo, sem princípios algum, podem comprometer a vida no planeta. Estamos correndo um grande risco, pois qualquer pessoa pode cometer um grande dano a população sem nenhuma responsabilidade sobre seus atos, para elas pode ser algo normal. Como também, produzir alimentos com produtos químico altamente tóxico ou geneticamente alterado que afete diretamente a vida das pessoas, intoxicar a população com produtos cancerígenos sem o fator educacional, elas não se importa com as consequências dos seus atos, apenas com o lucras que venham a ganhar em suas descobertas.

É preciso ter bem claro o conceito de educação e de instrução para que possamos melhorar as condições de vida no planeta, não apenas adquirir instrução. Porém muito mais importante é adquirir educação para saber usar o conhecimento adquirido com sabedoria.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o Artigo em PDF [Clique Aqui]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *