A Dignidade

Desde tempo antigo se debate sobre a dignidade, o filósofo Aristóteles, define como a capacidade de compreensão e conduzir através da razão sua própria existência.

Indivíduos livres, desprovidos de pensamentos preconcebidos, são capazes de externar esse sentimento, e o colocar em prática pelo respeito por si mesmo.

Gerando autoafirmação no ser humano, para o filósofo alemão Immanuel Kant: “a dignidade é o valor de que se, reveste tudo aquilo que não tem preço”.

Na qualidade da pessoa digna, inspira respeito e consciência de si mesma, como um indivíduo capaz de exercer a sua honradez, e a integridade moral.

Investir na dignidade é um processo de valorização da pessoa, enquanto cidadão, que almeja se firmar na sociedade, pela justiça, e pelo respeito por si mesmo.

Diante disso, a dignidade é uma virtude que deve está presente a todos nós, enquanto seres humanos, que lutam por uma sociedade justa e igualitária para todos.

A sensação extraordinária de ser observado e aceito, pelas pessoas torna-nos felizes, pois, entendemos que somos iguais perante os demais.

Desse modo, com a minha dignidade, ajudo a criar meu mundo e o dos outros, em um espaço de honestidade, retidão e muito amor para com todos.

E com isso sou o responsável, pelo mundo em que construo e ajudo a fazê-lo. Um mundo justo e digno, para mim e para todos.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o texto em PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *